O Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade Federal de Ouro Preto – SIC/UFOP, entrou em funcionamento em 16 de maio de 2012 atendendo as orientações estabelecidas no Art. 9º do Decreto nº 7.724/2012, sempre com foco no cidadão e levando em consideração que o “o acesso é a regra, o sigilo, exceção” (art. 3°, I, da Lei nº 12.527/2011).
O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), vinculado à Controladoria Geral da União (CGU), constitui sistema informatizado que centraliza entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Executivo, permitindo assim que qualquer pessoa física ou jurídica encaminhe seus pedidos de acesso à informação.
Além dos serviços de acesso à informação, a UFOP disponibiliza outros canais e materiais visando o atendimento ao cidadão, tais como: Ouvidoria, Carta de Serviço ao Cidadão, Plano de Dados Abertos e de comunicação, seja por meio de sua página institucional “sítios”, boletins administrativos, jornal, rádio e TV.
A Ouvidoria é regulamentada pela Resolução CUNI nº 2.423, de 27 de maio de 2021, constituindo-se em órgão de controle interno vinculado administrativamente à Reitoria. Possui competência administrativa com acesso livre para qualquer cidadão apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação. A Ouvidoria realiza suas ações a partir do estabelecido na Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos pelo Fala.BR, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação. As manifestações dos tipos Simplifique; Sugestão; Elogio; Solicitação e Pedido de Acesso necessitam da realização de cadastro no sistema (login e senha). Já as manifestações do tipo Denúncia e Reclamação podem ser realizadas tanto mediante cadastro como de forma anônimia. O manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da ouvidoria para sua manifestação. Esse tipo de manifestação é tratado como uma comunicação de irregularidade, nos termos do Decreto nº 9.492/2018.
A Universidade Federal de Ouro Preto também possui ouvidoria feminina para casos de violência contra a mulher em seu âmbito, compreendendo os limites geográficos da Instituição, os locais de desenvolvimento de atividades acadêmicas, os locais de convivência acadêmica e as moradias universitárias. A UFOP é a segunda Universidade Federal a apresentar uma resolução para casos de violência contra a mulher e, aqui, o órgão responsável por receber as denúncias e atender às demandas específicas é a Ouvidoria Feminina Athenas (Resolução CUNI nº 2.249, de 18 de junho de 2019). Esta ouvidoria utiliza as mídias sociais para promover sua divulgação e conta com a distribuição de cartazes e materiais informativos no Departamento de Direito, que é sua sede de atuação. As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelas redes sociais Facebook e Instagram, pelo e-mail ouv.femininaufop@gmail.com e pelo telefone (31)99432-3264.
Vídeo de apresentação da Instância
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